companheira Claudia Tamsky foi Eleita para um mandato de tres anos como Presidente do Nucleu do PT USA

companheira Claudia foi Eleita para um mandato de tres anos como Presidente do Nucleu do PT USA

Aconteceu no dia 22 de novembro em Boston, Massachusetts, a eleição do novo dirigente do Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) nos Estados Unidos. Cláudia Tamsky foi escolhida pelos companheiros de partido. A posse oficial será no dia 18 de janeiro próximo.

A eleição de Cláudia ocorreu paralela ao Processo de Eleição Direta (PED), quando o PT escolheu os novos dirigentes no Brasil. O antigo presidente do Núcleo do PT, Jorge Costa, disse que a eleição de Cláudia é um avanço e um rejuvenescimento político para o núcleo nos EUA. “E tenho certeza que a companheira Cláudia dará uma nova postura política e ativista às ações do Núcleo do PT, em prol de nossos filiados e da comunidade brasileira”, disse ele.

A nova presidente prepara agora as negociações para a composição da diretoria. Segundo ela, a plataforma a partir de janeiro será um trabalho exaustivo em relação ao atendimento dos consulados brasileiros nos Estados Unidos. “O atendimento consular será a nossa bandeira de luta aqui, em relação a nossa comunidade”, disse ela.

Apesar do PT ser o atual partido do governo brasileiro, o núcleo nos EUA terá uma voz independente para verificar e exigir a correção dos erros, pedindo também maior agilidade do governo em relação às demandas da comunidade brasileira no exterior. Segundo ela, tudo o que o núcleo conseguiu até hoje foi à base de muita luta e muito protesto. “E se tivermos que continuar protestando, para que este governo possa atender todas as reivindicações necessárias, para que haja um atendimento consular digno para a nossa comunidade, vamos fazer”.

Atendendo o povo
O primeiro passo nesta luta será feito de conversas com o povo. “Este sim é que tem sido esquecido nos últimos tempos aqui na nossa comunidade”. A partir do diálogo com o povo é que as medidas seguintes serão tomadas em relação aos consulados. O partido pretende ainda construir uma política de apoio ao trabalhador imigrante, apoiar a reforma imigratória e ter mais contato com os sindicatos americanos e organizações de defesas dos trabalhadores imigrantes.

O PT não vai trabalhar somente no estado de Massachusetts. Quer abranger outros estados americanos, através da melhora de vias de comunicação, levando a mensagem do núcleo para todos. Cláudia enfatizou que o núcleo estará em qualquer lugar do país onde estiverem os simpatizantes do partido.

O Núcleo do PT é composto atualmente por Valdecir Barbosa (tesoureiro) e Deuzeni (secretária de acompanhamento). Conceição e Maurílio, que voltaram para o Brasil, ocupavam os cargos de substitutos. Jorge Costa foi presidente durante 6 anos, mesmo tempo de vida do núcleo. A eleição segue o estatuto do partido no Brasil. Cláudia permanece no cargo por 3 anos.

Outro objetivo do núcleo, segundo Jorge, é apoiar a campanha eleitoral para os candidatos a presidente do Brasil. O partido quer também criar núcleos em outros estados americanos e uma direção nacional no país. Os núcleos estaduais serão criados pelos filiados.

About these ads

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.